segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pico da Bandeira

pra lá rs
 Mentira, espero voltar um dia, mas quero ficar um bom tempo sem ver algo mais íngrime que uma rampa para deficientes físicos. rs

Enfim, dia 22/06 (post atrasado, semana de provas de recuperação rs) eu, Lud e Lelena tadinha da Nana :( fomos ao Alto do Caparaó em excursão, e subimos o Pico da Bandeira. E conseguimos. Porque o negócio é que só o cume interessa! (piadinha que não pode faltar, né, achei incrível que ninguém fez uma camisa!)



Enfim, um pouquinho da História e Geografia do lugar, e dicas para quem quiser ir um dia:

•Os primeiros habitantes do Alto do Caparaó foram os índios Carajás, mas em 1928 chegou Francisco Valério e adquiriu terras principalmente para a criação de gado, atraindo outros produtores, pelo fato de serem terras desconhecidas e sem títulos.
•Em 1961 houve a criação do Parque do Caparaó, onde se localiza o Pico da Bandeira.
•Em 1967, mais de 10 mil soldados foram à região lutar contra a primeira guerrilha contra o Regime Militar Brasileiro: a Guerrilha do Caparaó, inspirada na Guerrilha de Sierra Maestra, em Cuba. Mas no final das contas o que as forças armadas encontraram foram cerca de vinte ex-militares esgotados, famintos e alguns com peste bulbônica. Fizeram uma busca caprichada no local em busca de guerrilheiros escondidos, mas não encontraram. Tanques, aviões, armas enormes marcaram presença e, por todo o escândalo que foi dado, o exército promoveu campanhas de ajuda e incentivo à população local, para ganhar apoio, devido à inquietação da população por causa do tamanho das armas. Segundo meu professor de História, centenas de armas foram escondidas pelos guerrilheiros pelo lugar, devido à grande extensão, diz ele que até hoje não encontraram todas. Infelizmente não encontrei nenhuma. Tem um filme sobre a Guerrilha do Caparaó, "Caparaó", mas nunca assisti, então não posso comentar sobre ele, talvez um dia eu dê update neste post.

Enfim, o Pico da Bandeira fica na Serra do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo (não, não dá pra ver o mar lá de cima rs), onde ficam localizados o Pico do Cristal com 2.770 metros de altitude e o Pico da Bandeira, com 2.891,98 metros de altitude, sendo este o terceiro mais alto do país. A paisagem é composta por "campos de altitude", e por uma floresta sub-caducifolia tropical. Clima, Tropical de Altitude, você sobe quase morrendo de calor, e quando chega ao cume quase tem uma hipotermia (mentira, aguentei só com um casaco e camiseta, mas tive que emprestar um moletom para a lud, então não sei medir a temperatura aparente de quando fomos). 
 
Muitas pedras pela trilha, sinceramente, achei mais difícil a subida até o Terreirão, onde a trilha é menos íngrime, do que a trilha final. Talvez seja porque pegou internet  no caminho e fui conversando com a Nana boa parte do tempo, me distraindo do cansaço e da dor. Outra coisa legal é isso também, internet lá em cima. No hotel não pegava nem a rede local do próprio hotel, mas lá em cima 3G pegava, então deu pra postar fotinha no Facebook pra mamãe ver. rs Quase no cume, o ar muito rarefeito fazia eu parar a cada 3 passos para respirar. É um exercício de superação de obstáculos, porque chegar lá em cima não é fácil, mais de 9km de caminhada morro acima, pulando pedras, escorregando na terra, virando tornozelos, ora sentindo calor extremo, ora congelando de frio, dores por todas as articulações do corpo, cortes, machucados, desgaste físico e emocional, peso excessivo nas costas. Sinceramente, se você não for acampar (como foi o nosso caso), não leve peso extra. Na boa, levei muita roupa, muita bebida, e no final fiquei com dores nas costas. No meio do caminho tinha uma pedra há cachoeirinhas em que você pode encher garrafinhas, então não há necessidade de levar muita água, pois a água é limpinha, gelada, e deliciosa. Levei duas garrafinhas de água e um Gatorade, só bebi uma garrafa, mas isso depende da necessidade e do metabolismo de cada um. Comida, não leve só Pringles. rs Pringles é bom, é salgadinho, gostoso, mas é bom levar comida mesmo também, pois a subida é muito puxada, e no final você está morrendo de fome. e.e Roupas, bem, como subimos em um dia de sol, uma camiseta, para mim, foi suficiente até lá em cima, onde coloquei um casaco quentinho, cachecol e luvas (que arranquei antes dos primeiros 100 metros de descida). Primeiros socorros são sagazes, apesar de os nossos ~guias~ terem, no final acabamos nos separando do grupo, então ter consigo anti-séptico, álcool gel, gaze, etc, nunca é demais... Lanterna. Como a volta foi à noite, as lanternas foram essenciais para não torcermos o pé mais do que o normal (que já era bastante). E bem, se você quiser ir um dia, essas são as dicas que eu te dou, com um tênis confortável no pé e, pra registrar toda a aventura, uma câmera na mão e o sentimento de dor, cansaço, fome, sede no coração. (:










(fotos fornecidas pelos coleguinhas do 3º ano CSC - 2012)


E a música que caracteriza bem esse dia éééé:





 Se meus joelhos não doessem maaaaais... ♪ rs 

mas apesar de tudo,

Valeu a pena! (:

Ah, um ps: se você se perder, siga o rastro de bosta de mula, você vai chegar de volta ;) haha'

Nenhum comentário:

Postar um comentário